A tecnologia oferece uma série de benefícios para as empresas, permite automatizar atividades de rotina e gerar análises sobre pontos chave do empreendimento, de maneira que consigamos atender a altura às exigências do mercado e dos clientes.
Normalmente empresas que possuem alguma automação e tecnologia envolvidas em seus processos tem custos reduzidos e aumento de lucratividade.
Com a implementação de um sistema ERP, as empresas também podem aumentar a lucratividade, ter controle completo sobre seus processos e otimizar a gestão de estoque, vendas e demais áreas. Neste post, exploraremos como um ERP pode impulsionar o crescimento e a eficiência dos negócios.
Benefícios de um ERP para as empresas
Estoque
Um dos grandes desafios que todo empresário enfrenta é o gerenciamento efetivo dos estoques, desde o controle de validade de produtos perecíveis até a compra correta para o reabastecimento dos produtos.
Sem os cuidados especiais aos alimentos frescos, os produtos não serão compatíveis com os padrões e, como resultado, sabotarão suas próprias vendas.
Ao automatizar a empresa os empresários podem ter uma visão mais clara sobre seus produtos permitido analisar as necessidades e particularidades do mercado, e abordam os clientes em conformidade, além de maior controle de prazos e quantidades que ainda possuem.
O ideal ainda é trabalhar com um sistema que analise e dê sugestões de compra de produtos, utilizando períodos passados para analisar o comportamento de consumo na sua empresa e estimar a quantidade a comprar ou a produzir.
Financeiro
Ter controle sobre as finanças da empresa é essencial para o crescimento do negocio, através desse controle é possível fazer o planejamento estratégico do negócio assim como a alocação de recursos para os setores que apresentam maior necessidade.
Esse é um dos maiores desafios do dia a dia por ter impacto direto em toda a empresa, estando presente desde a entrada da mercadoria até a venda.
A principal vantagem de ter um sistema auxiliando na rotina financeira de sua empresa é que ele evita a perda de tempo com o retrabalho, integrando setores e unificando lançamentos.
Dando ao empresário visão geral sobre a saúde financeira da empresa, permitindo analisar durante determinado período se o negocio teve lucro ou prejuízo, além também de facilitar a geração da DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) .
Gerar o DRE sem possuir uma ferramenta de controle financeiro pode ser uma tarefa extremamente difícil para o empreendedor, principalmente considerando a quantidade de lançamentos e cálculos manuais dos valores podendo muitas vezes resultar em totalizadores errados que não fecham com o que deveriam no final do processo.
Fiscal
Um controle fiscal organizado depende não só da presença do contador, mas das ferramentas certas. Nesse aspecto, a automação da empresa é vantajosa porque ela permite integrar processos interdependentes mesmo que sejam de setores distintos.
Dessa forma um sistema garante a execução de procedimentos cuja margem de erro é zero, além de realização de cálculos e emissão de notas fiscais que possuem sistemas coordenados das secretarias de fazenda e prefeituras para operar em conformidade.
Esse é um atributo indispensável se considerarmos que as regras tributárias brasileiras mudam constantemente.
Visão total do estabelecimento em um só lugar
Seja conduzido por dados: Ao ter uma visão completa do estabelecimento, entendendo quais produtos são mais populares e quais são mais vendidos, o empresário pode gerenciar melhor sua tomada de decisões.
Podendo definir com mais facilidade quais produtos estão em alta demanda e garantir que esses produtos estejam sempre disponíveis como também criar campanhas de divulgação.
Juntamente a centralização dessas informações proporciona maior segurança nos dados, substituindo o uso de diferentes planilhas de controle que podem facilmente ser perdidas ou corrompidas.
Como aplicar na minha empresa?
A automação está diretamente ligada com a rotina de trabalho de acontece na empresa, em alguns passos podemos criar um planejamento baseado no crescimento:
1 – Mapeamento dos principais processos da empresa
2 – Escolha de software que atenda as necessidades
3 – Acompanhar a aplicação da automatização
4 – Mensurar resultados e otimizar
Agora que você já entendeu tudo sobre ERP, que tal contar com o melhor do Brasil?
Você não precisa fazer tudo sozinho. Com os sistemas da UNIT, o empresário conta com um suporte técnico desde a implantação até o pós-venda com possíveis duvidas que possam surgir. Assim, a inovação e tecnologia se torna uma marca na cultura da sua empresa.